Formas

Guia rápido para escolher a forma ideal

A escolha da forma certa é essencial para o preparo de qualquer receita. O tamanho, altura e o material desse indispensável utensílio pode interferir na cor, textura e no sabor do alimento.  E apesar de ser muito simples usar uma forma, alguns cuidados podem fazer toda a diferença no resultado final do seu prato. Confira nossas dicas!  ;)

Formas de alumínio

As formas de alumínio são as mais populares, o que é fácil de entender, já que são ótimas para o preparo de diversos pratos doces e salgados. Também são muito recomendadas por serem ótimas condutoras de calor e por assar os alimentos de maneira uniforme.

É possível encontrar esse modelo em tamanhos variados, se você tiver pelo menos três diferentes, já estará pronta para preparar qualquer coisa. Mas é preciso ficar de olho na altura da forma, se você for assar pratos como bolos, tortas e massas, que podem crescer e transbordar, não preencha a forma até o topo, deixe pelo menos 5 centímetros entre o alimento e a borda.

Formas de alumínio descartável

Como já falamos aqui, as formas de alumínio descartável  são recicláveis e excelentes para preparo de alimentos que precisam ficar muito tempo no forno. São também uma boa pedida para o preparo de carnes, frangos e alimentos com muito molho, pois suas bordas possuem o dobro das formas comuns.

Forminhas de empada

Se você planeja preparar salgados ou doces em porções individuais, opte pelas forminhas de empada. Elas também são feitas de alumínio e por serem pequenas, distribuem o calor do centro da forminha até as laterais, o que facilita o cozimento de salgados e tortinhas que tenham recheio.

Dica: Aprenda a untar a forma da maneira correta

Outro fator importante no uso de qualquer forma, é untar da maneira certa. Para não deixar uma camada de gordura no seu bolo ou na sua torta, espalhe a manteiga, margarina ou óleo por toda a forma, use um pincel de cozinha ou papel toalha para garantir uma camada fina. Depois polvilhe um pouco de farinha de trigo, vire a forma para garantir que a farinha se espalhe e depois jogue o excesso fora.

Agora que você já conhece os cuidados, escolha a melhor forma para suas atividades na cozinha. Na Nedo você encontra formas de alumínio, assadeiras descartáveis e forminhas em diversos tamanhos.

Um beijo e até o próximo post!

1 comentário em “Guia rápido para escolher a forma idealAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 + um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>