Guia para cuidar da casa

Guia prático para cuidar da casa

Os cuidados com a casa, às vezes, podem parecer complicados e cansativos. Mas, com uma organização bem feita, os afazeres domésticos podem se tornar menos trabalhosos. O primeiro passo para se programar é preparar um cronograma, dividindo quais tarefas precisam ser feitas diariamente, semanalmente e mensalmente. Veja nosso guia de como você pode fazer a divisão dos serviços e otimizar o seu tempo.

Diariamente

Alguns cuidados com a casa necessitam ser realizados todos os dias, não só para ajudar na organização e limpeza do seu lar, mas para preservar a saúde da sua família. Na lista diária acrescente: varrer o chão dos locais mais utilizados da casa, limpar o fogão com álcool, limpar e secar as pias (dos banheiros e da cozinha), lavar a louça e esvaziar as lixeiras. Essas tarefas podem ser feitas rapidamente e sem nenhum esforço, o segredo é fazer os moradores criarem o hábito de realizá-las.

Semanalmente

A lista de tarefas que precisam ser feitas uma vez na semana inclui: lavar e trocar toalhas e roupas de cama, limpar os espelhos e vidros da casa, limpar o microondas, passar aspirador de pó em todos os ambientes, limpar o chão com pano úmido e limpar os banheiros. As tarefas diárias, se forem feitas corretamente, já irão facilitar nas semanais.

Mensalmente

Os afazeres mais pesados, que levam mais tempo e não interferem nas tarefas do dia a dia podem ser feitos apenas uma vez por mês. Faça mensalmente a limpeza de portas e janelas, calhas, telhado, tapetes, paredes, armários,  sofás e móveis grandes. Se não se sentir segura para realizar algum dos trabalhos, como limpar o telhado e as calhas, opte por chamar um profissional.

É claro que cada casa e família possui rotinas e prioridades diferentes, então adeque as sugestões para o estilo de vida da sua família. Monte o cronograma diário, semanal e mensal da melhor forma para vocês e coloque todos da casa para ajudar, assim, em grupo, o trabalho fica menos cansativo.

Até a próxima!

1 comentário em “Guia prático para cuidar da casaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− três = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>