Chave de fenda

Descubra quais são os diferentes tipos de chave de fenda

A chave de fenda é um utensílio que não pode faltar em nenhuma caixa de ferramentas, já que é utilizada em diversas etapas de uma reforma. Mesmo assim, a peça ainda gera algumas dúvidas, pois existem no mercado diversas versões da ferramenta. Conheça quais são os tipos mais comuns e para que servem. Garanto que você tem algumas delas na sua casa! ;)

 

Chave de fenda, phillips e torx

  1. Chave de Fenda

Este modelo possui uma ponta estreita e achatada, ideal para parafusos que possuem uma fenda simples. A chave de fenda é muito utilizada para concertos domésticos, pois é feita para apertar ao máximo o parafuso de mesas, cadeiras, cabeceiras, entre outros.

2. Chave Phillips

Também conhecida como chave estrela, a Phillips é a protagonista de uma das maiores dúvidas sobre a ferramenta: a diferença entre ela e a chave de fenda. A resposta é simples, a diferença é a sua ponta que, além de ser fina, possui um formato de fenda cruzada. Este modelo também é muito utilizado em trabalhos domésticos, mas para materiais que não  podem ser muito apertadas pelo parafuso, como peças de acrílico ou pvc.

3. Chave Torx

A chave Torx tem o formato de uma estrela de seis pontas e é muito utilizada na indústria automobilística e em equipamentos e brinquedos eletrônicos. Já que sua fenda foi feita para gerar uma pressão maior ao apertar o parafuso.

Chave Pozidriv, Allen e Robertson

  1. Chave Pozidriv

O formato desse modelo é semelhante à chave Phillips, mas a chave Pozidriv deve ser usada em parafusos que além de possuírem a fenda cruzada, tenham um “X” desenhado sobre ela.

5. Chave Allen

A chave Allen possui uma ponta de seis lados (como se fosse um hexágono) e sua utilização é comum na indústria automobilística e mecânica. Esse modelo é ideal para trabalhos em locais de difícil acesso e pode ser usada para rosquear parafusos e porcas.

6. Chave Robertson

Além de possuir a mesma finalidade da chave Allen, a chave Robertson também é muito usada na indústria automobilística. A grande diferença é que foi feita para parafusos com a fenda quadrada. Este modelo é um dos mais utilizados em seu país de origem, o Canadá.

Chave Tri-Wing, Torq-Set e Spanner

  1. Chave Tri-Wing

Este modelo de chave possui uma ponta com formato de hélice. Apesar de não ser muito utilizada em atividades domésticas, é uma ferramenta muito firme e precisa. É perfeita para equipamentos eletrônicos como videogames e telefones.

  1. Chave Torq-Set

A chave Torq-Set possui uma ponta específica para parafusos com um formato de dois “L” invertidos. Sua utilização é muito comum na indústria aeronáutica.

9. Chave Spanner

Esta chave é a mais diferente, pois sua ponta possui dois pontos, no formato de uma tomada. É muito usada no reparo de elevadores, pois foi projetada para impedir manipulação e alteração.

Agora, você já sabe sobre os diferentes tipos de chave de fenda, mas na hora de comprar, não se esqueça que possuem diferentes tamanhos. Então, verifique bem o tipo de parafuso que você vai utilizar para não ter erro. As ferramentas certas irão poupar esforço e otimizar o trabalho na sua obra ou conserto.
Até o próximo post ;)

1 comentário em “Descubra quais são os diferentes tipos de chave de fendaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ sete = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>