Bicos de confeiteiro

Conheça os principais bicos de confeiteiro

Quem não ama um bolo decorado, que parece ter saído de uma confeitaria profissional? Essas decorações são possíveis de fazer em casa. Você só precisa dos bicos de confeiteiro certos para cada tipo de arte. Conheça os principais bicos e prepare-se para colocar a mão na massa. ;)

bicos de confeiteiro

Perlé

Esse modelo é o mais comum. Seu formato redondo e simples é utilizado para fazer contornos, escritas, linhas e decoração de poá.  Também pode ser usado para rechear cupcakes e doces menores.

Pitanga

Os bicos do modelo pitanga são muito usados para fazer estrelas e pétalas de flores. Por serem mais elaborados do que o perlé, são usados para o acabamento de bolos. Mas mesmo assim são simples de usar. O ideal é ter pelo menos um grande e um pequeno para garantir uma decoração charmosa, mesmo que você seja iniciante na arte da confeitaria. Ainda é possível escolher entre o bico fechado e aberto, que criam formas diferentes.

Serra

Este bico possui um lado serrilhado e outro liso. Apenas dois tamanhos possuem os dois lados lisos. É perfeito para criar um efeito ondulado, fitas e finalizar as extremidades de bolos e doces.

Pétalas

Quem não adora bolos com uma decoração floral clássica? Esse tipo de enfeite é criado com o bico de pétalas. Além da criação de flores, também possibilita recriar o efeito de arcos, plissados e drapeados. Alguns bicos desse modelo já parecem com uma flor naturalmente, sem precisar usar técnicas.

Folhas

Como o nome já diz, esse modelo de bico é usado para fazer folhas. Podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos. Exigem um pouco mais de precisão e técnica, pois o formato e tamanho de cada folha é controlado pela pressão feita no saco e o movimento de “vai e vem” que precisa ser feito dependendo do efeito que você deseja criar.

Agora que você conhece melhor os principais tipos de bico de confeiteiro, abuse e crie seus próprios efeitos e decorações. O importante é soltar a criatividade e se divertir fazendo cada detalhe.

Até a próxima. ;)

1 comentário em “Conheça os principais bicos de confeiteiroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>