Blog Nedo - imagem principal

Como montar a mesa perfeita

Seja para comemorar uma data especial ou apenas para reunir os amigos e a família, um jantar é sempre uma boa ideia. E para impressionar ainda mais os seus convidados, que tal montar uma mesa completa? Veja as nossas dicas:

Por onde começar

Comece escolhendo uma linda toalha para a mesa de jantar, ela deve ter um caimento de cerca de 25 centímetros para cada lado. Isso evita que o excesso – ou falta – de tecido atrapalhe os convidados.

Pratos

Os pratos são os primeiros itens que devem ser colocados na mesa, pois são eles que irão ditar onde o talheres e os copos serão posicionados. Coloque o prato principal e por cima o prato para salada – que é menor que o principal-, ou o prato fundo/bowl para sopa.

O último prato que deve ser colocado é o de pão, ele deve ficar do lado esquerdo, acima dos outros pratos.

Talheres

Os talheres devem ser colocados sempre de fora para dentro, os garfos precisam ficar à esquerda do prato e as facas – com o corte para dentro – e as colheres à direita. Já os talheres para sobremesa devem ser posicionados à frente do prato.

Além dos lados, esses talheres são colocados na ordem em que serão usados, da direita para a esquerda. Então, se a salada será servida primeiro, o garfo para salada também será o primeiro a ser colocado. O único talher que fica sozinho é a faca para manteiga, que deve ser colocada em cima do prato de pão.

Copos

Os copos ficam sempre à direita e acima dos pratos e talheres e a ordem é seguida de acordo com a altura dos copos, sempre dos maiores para os menores.

Observações

É claro que você não precisa colocar todos esses itens na sua mesa, apenas os que serão usados para cada prato servido. Também é importante colocar um guardanapo para seus convidados, eles podem ser dobrados e colocados em cima ou do lado esquerdo dos pratos.

Veja a imagem abaixo e entenda melhor o posicionamento a diferença entre cada item.

imagem

1 – garfo para salada

2 – garfo para peixe

3 – garfo comum

4 – bowl de sopa ou prato de salada

5 – prato comum

6 – faca para carne

7 – faca para peixe

8 – colher para sopa

9 – faca para salada

10 – prato para pão

11 – faca para manteiga

12 – garfo para sobremesa

13 – colher para sobremesa

14 – taça para água

15 – taça para champagne

16 – taça para vinho tinto

17 – taça para vinho branco

18 – taça de licor

1 comentário em “Como montar a mesa perfeitaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>