school supplies on wood

Adaptadores: saiba como usar e quais são os riscos

Cada vez mais o uso de aparelhos eletrônicos cresce dentro das casas. E com a mudança no padrão das tomadas, os adaptadores tornam-se, praticamente, indispensáveis. A alteração foi feita pelo Inmetro, em 2011, quando o modelo usado no Brasil passou a ser apenas o de três pinos redondos. Mas será que existe riscos em usar adaptadores? Saiba como usar essa peça e quais cuidados devem ser tomados.

Como o nome já diz, os adaptadores são usados para adequar um certo tipo de pino na tomada. E são vendidos com a capacidade de 10 e 20 amperes. O que significa que é necessário verificar a potência do aparelho que está sendo ligado. Se o aparelho for de 20A e você conectá-lo a um adaptador de 10A, por exemplo, pode resultar em um curto circuito.  Já se o aparelho for de 10A e for colocado em um adaptador de 20A, irá suportar normalmente.

Para diferenciar um do outro, você pode ler as informações no próprio adaptador ou tomada. Ou também pode observar a entrada do pino, tomadas de 10A são menores e possuem uma entrada de 4mm.  Já as entradas maiores, de 4,8mm, são de 20 amperes.

como identificar amperagem

Outro quesito que acaba tornando o uso do adaptador menos seguro é a utilização de modelos de baixa qualidade. Ao comprar esse – e qualquer outro produto relacionado a eletricidade – é importante verificar se é certificado pelo Inmetro. Problemas elétricos podem causar choques e até mesmo incêndios se não foram observados e contidos rapidamente.

 

1 comentário em “Adaptadores: saiba como usar e quais são os riscosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis × 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>